Escolha o Estado
Mapa do Brasil especificando agendas culturais nos estados

Se você tem uma agenda cultural na sua cidade, venha fazer parte deste projeto adotando um logotipo unico em todo brasil, juntos seremos mais fortes e conseguiremos divulgar a cultura pelo nosso país. Entre em contato: agendacultural@eletroaquila.com.br


ATENÇÃO: SITE EM CONSTRUÇÃO - APROVEITE,PARTICIPE,CRIE UMA AGENDA CULTURAL NA SUA CIDADE!

GOOGLE AGENDA - ORGANIZANDO OS EVENTOS DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA


Um ótimo organizador de eventos aplicavel na sua página de Agenda Cultural é o Google Agenda. Nele voce é livre pra colocar os eventos diários, semanais, mensais... E ele automaticamente organiza de uma forma simples e prática, tanto para o usuario da sua pagina, quanto pra você.

Veja o exemplo aqui.

Sua Conta Google Agenda

Todos aqueles que possuem uma conta no GMail (orkut, blogger...) possuem também uma conta no Google Agenda. Para isso, conecte-se ao serviço com o seu login e senha, confirme seus dados e então você será levado à sua página inicial. A partir de então, será possível adicionar eventos e compromissos e para isso este aplicativo permite a criação de diversas agendas diferentes.
Todos que possuem um GMail possuem também uma conta no Google Agenda

Criando e Compartilhando Agendas

Para criar novas agendas, clique em “Criar” na seção “Minhas Agendas”. Uma nova janela surgirá na tela, onde você dará nome, definirá uma breve descrição sobre sua agenda e também outras informações. É muito importante tornar sua agenda pública, o que significa que ela será divulgada nos resultados de busca do Google Agenda e também poderá ser visualizada por qualquer usuário.
Criar agendas é um processo bastante simples no Google Agenda
Além de tornar pública sua agenda, este aplicativo permite que você a compartilhe, ou seja, outros usuários poderão alterar e cadastrar compromissos nela. Para compartilhar com outras pessoas em específico, informe o e-mail e defina que nível de permissão terá este usuário.
Além disso, é possível tornar sua agenda pública ou então compartilhá-la com outros usuários

Cadastrando um Compromisso

Existem 5 modos de exibir seus compromissos cadastrados no Google Agenda: por dia (exibe as horas do dia), semana (exibe os 7 dias da semana), mês (exibe todos os dias do mês), 4 dias (exibe 4 dias) ou compromissos (exibe em lista todos os compromissos cadastrados). Utilizamos o Compromissos em nossa Agenda Cultural por ser a mais prática na visualização. Mas isso não impede do usuario escolher o seu modo preferido de visualização.

Independente da maneira escolhida, o processo de cadastramento de registros é o mesmo. Clique em "criar evento" do lado esquerdo da agenda.

Na nova tela que surgiu, será possível informar o que, quando e repetição (caso o compromisso aconteça mais de uma vez, ou todos os dias, etc.). Defina em qual agenda será feito este registro e inclua também uma breve descrição. No canto da tela existe um espaço para que sejam convidadas outras pessoas para seu evento, caso seja uma festa, por exemplo.
Dê mais detalhes para não se esquecer de nada depois
Lembre-se que o campo "O QUE" aceita linguagem HTML o que te da a liberdade de criar links a partir do titulo do evento. Nós da agenda cultural gostamos de padronizar os titulo desta forma, por exemplo:

MUSICA: (A HREF="link para postagem sobre a banda") BANDA TITÂS (/A) no (A HREF="link para postagem sobre o local") Espaço Mário Covas (/A)

OBS: Trocar o ( por <

A categoria colocamos MUSICA:TEATRO:EXPOSIÇÃO:DANÇA:PALESTRA.... Uma forma de ficar mais organizado.

Desta forma, pessoas irão navegar mais pelas suas postagens, o que é um fator importante para reduzir o indice de rejeição da sua pagina.


Pesquisando por Compromissos e Agendas
No topo da tela, haverá um campo para busca de agendas e por compromissos. Além de facilitar o encontro de agendas compartilhadas e públicas, este recurso pode ser de grande utilidade caso você tenha muitos registros em seu Google Agenda. Assim, digite o termo que deseja encontrar e escolha qual tipo de busca será feita.
Encontre seus compromissos e agendas públicas com mais facilidade através do campo de buscas do Google Agenda
Editando e Apagando Compromissos
Além de registrar seus compromissos em suas agendas, você também pode editá-los posteriormente, aumentando o seu período duração, alterando seus detalhes ou até excluindo algum quando necessário. É possível prolongar o período de duração de um evento apenas arrastando a base de sua caixa com o cursor do mouse.
Arraste a base do evento para aumentar o seu período de duração
Caso queira editar outros detalhes, encontre o evento em sua agenda, clique sobre ele para e surgirá um balão com suas informações. Para alterá-las, clique em “editar detalhes do evento”. A opção “copiar para minha agenda” serve para quando você estiver visualizando agendas de outros usuários e desejar copiar algum evento para os seus compromissos.
O processo de exclusão de eventos também é muito simples. Assim como quando você quer alterar algum, clique sobre ele para que apareça na tela o balão com as informações e então, clique sobre o link “excluir”. Caso esteja certo de que vai apagar, confirme a exclusão e pronto.
Um mapa no Google Maps vai facilitar para que todos encontrem o local do evento
Mapas dos Locais
Sempre que você adicionar alguma informação à opção “Onde” enquanto cria um novo registro em sua agenda, será possível visualizar esta localização em seu navegador. Para isso, posicione o mouse sobre algum evento e clique na opção “Mapa” para que seja aberta uma nova página com o mapa do local no Google Maps.

Google Agenda em seu Site

A parte mais importante é a incorporação de agendas em seu site/blog. Para isso, clique na guia da agenda no menu “Minhas agendas” e então escolha a opção “Configurações de agenda”. Na nova tela haverá uma seção de nome “Incorporar esta agenda”.
Incorpore o Google Agenda a seu site/blog
Você poderá personalizar sua agenda, para isso clique em “Personalizar cor, tamanho e outras opções”. Nesta nova janela que surgiu, marque e desmarque algumas opções que estarão ou não presentes na agenda a ser incorporada ao seu site, na seção “Exibir”. O modo de exibição é definido na seção “Exibição Padrão”.

Também é personalizável a largura e a altura, o dia em que iniciará a semana no calendário, o idioma em que este será exibido, a cor de plano de fundo e também quantas agendas serão mostradas. Depois de finalizada sua edição, copie o código gerado pelo aplicativo e cole-o no código fonte de seu site/blog.
Personalize sua agenda para incorporá-la ao seu site/blog


Com o código HTML em mãos, entre na sua pagina do Blogspot, clique na aba LAYOUT e voce pode escolher o lugar para colocar o google agenda. Voce pode colocar um gadget e move-lo para cima ou abaixo das postagens, ou mesmo deixar em uma linha fina ao lado das postagens. Desta forma:

Para isso é só arrastar com o mouse.

Instalado o Google Agenda, o efeito fica muito legal e a mobilidade entre os eventos e os dias fica muito bom.

Pesquisas no Google
Para o Google me achar com estes eventos (os eventos editados no Google Agenda não são indexados pelo Google), todos os dias eu faço uma postagem com os "Eventos do dia", onde marco todos os eventos cadastrados no dia, Ctrl+C (copiar) e crio a postagem e Ctrl+V (colar). Este procedimento te dará uma visibilidade muito legal no Google e voce não irá "perder" os dados que digitou no Google Agenda. O Google sempre estará enchergando todos os eventos que voce digitar.

Mas lembre-se, é muito importante fazer postagens! Além de ser uma área bem gráfica no site, os titulos são importante para as pesquisas do google. Esta postagem minha do São José Folia, me rendeu mais de 1000 views de pagina:



Fonte: Baixaki e
André - Agenda Cultural de São José dos Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos muito o comentário!

 
BlogBlogs.Com.Br